O Campo Digital

Sinistro via aplicativo

Crédito: Lisa Blue

O Banco do Brasil lançou, recentemente, uma atualização em seu aplicativo para celulares e tablets que permite o registro de sinistros nas modalidades de seguro agrícola.

A novidade é válida para as apólices de BB Seguro Agrícola, BB Seguro Agrícola Faturamento e Penhor Rural. Pelo celular, o produtor poderá acompanhar todas as etapas do processo em tempo real, além de enviar a documentação necessária por meio do aplicativo.

A funcionalidade está disponível no app institucional do Banco do Brasil e é compatível com plataformas iOS (Apple) e Android (Play Store).

GENÉTICA
berinjela transgênica

Istock

Um recente estudo mostrou bons resultados com o cultivo de variedades de berinjela transgênica em Bangladesh, país asiático. Conduzida por pesquisadores daquele país e dos Estados Unidos, a pesquisa revelou que o legume apresenta uma infestação mínima da broca da berinjela, um inseto responsável por 86% das perdas das lavouras. A inserção de genes da bactéria Bacillus
thuringiensis (Bt) no DNA da berinjela foi o que conferiu a resistência da planta ao ataque do inseto. A tecnologia é a mesma presente em variedades de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar. Com a liberação do cultivo de quatro variedades de berinjela Bt, em 2013, Bangladesh se tornou o primeiro país do mundo a levar essa tecnologia para a lavoura. Em 2014, apenas 20 produtores começavam esse cultivo. Hoje, já são 27 mil agricultores.

LOGÍSTICA 4.0
A frota robótica da Starship Technologies

Divulgação

A startup americana Starship Techonologies está revolucionando o serviço de transporte de alimentos e bebidas na cidade de Fairfax, no estado de Virgínia, nos Estados Unidos. A companhia conta com 25 mini robôs para efetuar seu serviço de entregas. Num projeto piloto, os robôs estão atendendo inicialmente a cerca de 40 mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários da Universidade George Mason, em Fairfax. A Starship afirma que os equipamentos podem percorrer 241,4 mil quilômetros em 25 mil viagens.

PESQUISA
Equipamento livre de resíduos químicos

O Instituto Agronômico de Campinas iniciou um estudo para identificar o nível de segurança dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A iniciativa revelará, dentro de um ano, o quanto esses equipamentos, vendidos em todo o mundo, retêm agroquímicos e qual a melhor forma de descartá-los ao final do prazo de validade. A pesquisa é financiada com recursos a fundo perdido da entidade francesa União das Indústrias da Proteção de Plantas (UIPP) e conta com o apoio da Universidade de Maryland, dos Estados Unidos.

RASTREABILIDADE
Monitoramento do rebanho via satélite

Marco Ankosqui

Em parceria, as empresas brasileiras Ecoboi, Tracking System e Globalstar desenvolveram um sistema de rastreamento de bovinos, o Ecoboi. Sensores inseridos num colar fixo no animal enviam sinais via satélite e permitem que o produtor monitore o rebanho, 24 horas por dia. Aliado a um software de computador, o fazendeiro pode delimitar as áreas de trânsito livre
de animais e de zonas não permitidas, como pasto em reforma, unidades de conservação, áreas de preservação permanente e reservas legais. O produtor é acionado caso o animal entre nessas áreas. O Ecoboi serve, inclusive, para atestar a frigoríficos e redes de varejo que os bovinos não vêm de terras ilegais, como áreas de desmatamento florestal.

ARMAZENAGEM
Sociedade ecológica

Divulgação

 

Se a onda é reciclagem, então que tal montar um silo agrícola de politereftalato de etileno, mais conhecido como plástico de garrafas PET? A inovação rendeu premiações à startup gaúcha Silo Verde, sediada em São Leopoldo, e, mais recentemente, uma sociedade com o grupo Triel, de Erechim (RS). O anúncio foi feito em meados de fevereiro. O percentual acionário da Silo Verde adquirido pela Triel e os valores globais que envolveram a operação não foram divulgados pelas companhias. Porém, as fontes confirmam que o negócio supera a casa dos sete dígitos. O plano é levar a inovação da Silo Verde a todo
o Brasil e América Latina.