São Paulo, 17 – A Bahia ampliou o período de vazio sanitário para a cultura da soja de 60 para 99 dias, informou a Embrapa Soja, em nota divulgada nesta quinta-feira, 17. O novo vazio ocorrerá entre 1º de julho e 7 de outubro. A mudança foi feita pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) por meio da Portaria nº 235, de 15 de agosto de 2017. Antes, o vazio no Estado ia de 15 de agosto a 15 de outubro.

O vazio sanitário é o período em que não é permitido manter plantas de soja no campo, sejam cultivadas ou voluntárias. O objetivo é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra, segundo a pesquisadora Claudine Seixas, da Embrapa Soja. No Brasil, 12 Estados e o Distrito Federal adotam essa medida, conforme a Embrapa.

A portaria também institui um calendário para a cultura da soja na Bahia, com data-limite para a finalização do plantio. A partir de 2018 a semeadura da soja no Estado deverá ser realizada entre 8 de outubro e 15 de janeiro. Da mesma forma que no Paraná e em Mato Grosso, a semeadura da soja sobre soja, conhecida como soja safrinha, fica proibida.