Economia

Soja/Imea: esmagamento em MT sobe 38% ante janeiro, mas fica 3% abaixo de fev/20

Crédito: Arquivo / Embrapa

Na comparação com igual período do ano passado, entretanto, houve uma queda de 2,67% (Crédito: Arquivo / Embrapa)

São Paulo, 16 – O volume de soja processada em Mato Grosso atingiu 867.992 toneladas em fevereiro, um aumento de 37,96% ante janeiro, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em relatório. Segundo o instituto, entre os fatores que contribuíram para a alta, está “o forte ritmo de recebimento de matéria-prima, o que, aliado a altos patamares de margem bruta de farelo e óleo, incentivou um maior processamento”. Na comparação com igual período do ano passado, entretanto, houve uma queda de 2,67%, refletindo o atraso da colheita da soja, segundo o instituto.

Do lado da demanda externa, as exportações de soja de Mato Grosso totalizaram 1,580 milhão de toneladas em fevereiro – em janeiro os embarques haviam sido zero, conforme o Imea. “É importante pontuar que no acumulado do ano tanto o processamento interno da soja quanto as exportações estão menores, já que a colheita atrasou nesta safra e praticamente não havia produto em janeiro em Mato Grosso”, disse o instituto.

+ Colheita de soja no PR atinge 58% da área, diz Deral

Ainda segundo o Imea, com a concentração da semeadura após atrasos iniciais e replantios, muitas áreas ficaram prontas para a colheita no mesmo momento. “Apesar da estrutura de máquinas dos produtores, choveu muito durante as últimas semanas, impedindo a retirada da soja da lavoura”, disse o instituto. Entre os dias 19 de fevereiro e 4 de março, a média de grãos avariados de Mato Grosso ficou próxima de 9,08%, causando descontos ao produtor, já que o limite máximo é de 8,00%, apontou o instituto. “Além disso, a alta umidade percebida nas últimas semanas exige mais custos para secar a soja, causando mais deduções ao produtor.”

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?