São Paulo, 23 – O Estado de Santa Catarina exportou 49% mais soja no primeiro trimestre em comparação com igual período de 2018, informou o Boletim Agropecuário do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri/SC. O faturamento avançou mais ainda: 65% no período.

De janeiro a março de 2019, Santa Catarina vendeu ao exterior 396,3 mil toneladas, entre soja em grão, farelo e óleo, com faturamento de US$ 147,5 milhões. Os principais destinos foram China (80,3%), Vietnã (14%) e Rússia (5,2%). “É importante lembrar que nem toda soja exportada por Santa Catarina é produzida no Estado”, ressalta o boletim, e completa: “Parte desse total tem origem em outras regiões e é embarcada nos portos catarinenses.”

O analista do Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias, explica que, dos itens que compõem o complexo soja, a soja em grão perfaz mais de 98% do volume exportado, sendo o óleo de soja o segundo item, com 4,9 mil toneladas, e farinha e torta de soja com volumes menores.

Apenas no mês de março, os embarques catarinenses do complexo soja ao exterior somaram 161,5 mil toneladas, alta de 69% ante março de 2018, com faturamento de US$ 60,4 milhões.