São Paulo, 3/11 – O plantio de soja no Brasil atingiu 43% da área prevista para a safra 2017/18 até quinta-feira, 2, apontou levantamento semanal da consultoria AgRural divulgado hoje. O avanço de 13 pontos porcentuais ante a semana anterior ocorreu, segundo a consultoria, por causa de chuvas que melhoraram a umidade do solo em diversas regiões produtoras. Entretanto, o número representa ainda atraso na comparação com os 53% de igual período do ano passado, mas está em linha com a média dos últimos cinco anos de 44%. “Ainda há áreas que precisam de mais umidade no Centro-Oeste, especialmente em Goiás, mas há previsão de novas chuvas nos próximos dias”, disse a consultoria.

Entre os principais Estados produtores, o que tem maior proporção da área já plantada é Mato Grosso do Sul com 78% da área já semeada, com um avanço de 20 pontos na semana. Em Mato Grosso, o plantio saltou de 43% para 61%. Em Goiás, passou de 6% para 33%.

No Sul, o Paraná segue em ritmo acelerado, com 74% de sua área já plantada. O vizinho Santa Catarina, por sua vez, tem 38% de sua área já semeada, enquanto o Rio Grande do Sul plantou 12% (ligeiramente atrasado). No sudeste, São Paulo já plantou 52% e Minas Gerais, 7%. “As chuvas recentes, aliadas à previsão de novos volumes nos próximos dias, deve melhorar o ritmo do plantio mineiro na semana que vem”, afirma a Agrural.

No Matopiba, 2% da área estava plantada no Maranhão, 1% no Tocantins e no Piauí, e 5% na Bahia. “Os três primeiros têm pequeno atraso em relação à média de cinco anos, mas a Bahia está em linha”, completou a consultoria.