Tecnologia

Solinftec é indicada ao AgFunder Awards

Organizado pela plataforma internacional de investimentos AgFunder, e em sua terceira edição, o AgFunder Innovation Awards já é reconhecido pelo mercado como o “Oscar do AgTech”. A Solinftec, líder em agricultura digital, foi indicada como startup internacional mais inovadora na categoria Farm Tech (plataforma de análise de dados end-to-end para grandes lavouras). Esta é a segunda indicação recebida pela Solinftec que, caso eleita, será a primeira empresa brasileira a conquistar a premiação.

“AgFunder é a maior comunidade mundial de investidores em tecnologia agro, que fornece insumos como relatórios, pesquisas e notícias sobre o setor.  Ser reconhecido por essa comunidade que está o tempo todo atualizada é realmente uma grande conquista e indica como nossas tecnologias são sólidas e realmente necessárias”, analisa Fernando Santa, CSO da Solinftec.

A votação, que é aberta ao público, acontece até o dia 28 de fevereiro e pode ser feita pelo link (https://goo.gl/gMvmN2). Os vencedores serão anunciados no ReThink Agri-Food Innovation Week, em São Francisco, EUA, em 20 de março.

O desenvolvimento colaborativo é, na opinião de Fernando Santa, o diferencial responsável pela indicação da empresa. “Nós realmente sujamos a botina no campo para sanar a necessidade dos clientes, nossos especialistas não ficam trancados só no laboratório pensando, desenvolvem soluções junto com o cliente, o que nos dá a certeza de resolver problemas reais e prioritários”, indica Santa. Além disso, o CSO destaca como diferenciais “todos os resultados que entregamos aos clientes até hoje, o potencial da solução que já temos para servir de base para a nova geração de soluções para agricultura, e o time altamente capacitado”.

Assim, as soluções da Solinftec se desenvolveram em sinergia com as demandas do mercado. Há dois anos a empresa atuava apenas no setor Sucroenergético e iniciava os trabalhos em Grãos e Fibras com atividades somente no Brasil. “O número de colaboradores passou de 80 a 410 pessoas que ‘vestem a camisa’. Nossa participação no mercado Sucroenergético do Brasil chegou a 60% e temos como clientes os maiores produtores de Grãos e Fibras do mundo, com atuação na América Latina e EUA”, destaca Daniel Padrão, COO Global da Solinftec.

Desde 2018 a Solinftec investe fortemente em inteligência artificial. “A Alice, como batizamos nossa assistente virtual, atua em lavouras na integração de dados de maquinário, pessoas, clima e insumos, entre outros. Entendemos as decisões dos produtores e, com isso, já estamos atuando de forma a ajudá-los nas tomadas de decisão em tempo real”, conclui Santa.  Atualmente, a empresa cobre 6 milhões de hectares com suas soluções, possui 30 mil equipamentos agrícolas monitorados online e cerca de  100 mil usuários interagindo diariamente.