A Sotran Logística transportou, em 2019, 12,7 milhões de toneladas de cargas e faturou R$ 1,2 bilhão. Neste ano, a meta é atingir 16,2 toneladas e R$ 1,5 bilhão de faturamento, avanço de 25%. Para isso, a empresa atualmente investe na sua plataforma digital, o aplicativo TMOV, que gerou R$ 250 milhões de receita no ano passado. Isso em paralelo com as suas operações de transporte de carga por rodovias, linhas férreas, logística e gerenciamento de risco.

Desde 2016, a companhia, que não revela investimentos, se esforça para completar sua mudança para o digital. O aplicativo TMOV conecta caminhoneiros, autônomos e frotistas, com quem precisa de transporte de cargas, em tempo real.

“Em 2019, lançamos a plataforma com transporte de apenas 3% das cargas. Hoje, nós temos cerca de 75% realizados pelo aplicativo, mais de 400 mil viagens”, afirma o co-CEO Charlie Conner.

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“Para 2020, o objetivo é atingir 90% das entregas e com 480 mil carregamentos”, diz Conner.

A empresa tem uma base de 180 mil caminhoneiros, desses 55 mil têm o app e já realizaram pelo menos uma viagem pelo meio.

Atualmente, a Sotran opera em 14 Estados brasileiros, nas regiões Sul, Centro-oeste e Sudeste. Entre os produtos mais transportados estão a soja, milho, açúcar, trigo e fertilizante.

A empresa aponta que o Brasil tem um mercado de, aproximadamente, 2 milhões de caminhoneiros, onde 500 mil carregam produtos de agronegócio. “Esse é o nosso público alvo. Temos uma base muito grande para crescer e expandir”, afirma o co-CEO.

Segundo o executivo, o aplicativo já conta com um programa de cashback para os motoristas que usam a plataforma com frequência.

“A ideia do aplicativo é um espaço que cria uma experiencia para o motorista com um meio de pagamento que reduz os custos e facilita o seu trabalho. Além disso, queremos a experiência da conta digital. Para este ano, o nosso objetivo é expandir as funções dessa conta, com pagamentos de boletos e transferências”, finaliza Conner.