• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Assine
Anuncie
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 186 26.05Leia mais
Istoé Dinheiro Rural
MenuMenu
FECHAR
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 186 26.05Leia mais
  • Home
  • Últimas notícias
  • Economia
  • Negócios
  • Carreira
  • Estilo no campo
  • Tecnologia
  • As melhores da Dinheiro Rural
  • Siga-nos:Facebook
Notícias11/09/2021

SP: Contagem regressiva do Parque Augusta

Estadão Conteúdo
Texto por:Estadão Conteúdo11/09/21 - 18h30min

Após mais de duas décadas de incertezas e atrasos, o Parque Augusta está nos momentos finais de implementação. A obra tem previsão de entrega em 25 de setembro, com inauguração prevista para outubro, em data ainda a ser definida pela Prefeitura de São Paulo.

Com cerca de 23 mil metros quadrados, o parque inclui trilhas, playground, cachorródromo, equipamentos de ginástica, academia para idosos, sanitários, arquibancada e deque elevado. Com preservação determinada em lei, o bosque com árvores nativas, como o cedro-rosa, está mantido.

A obra também abrange o restauro do portal de Rua Caio Prado e da Casa das Araras, espaços tombados em nível municipal e, no caso do segundo, que receberá atividades educativas e culturais. O resultado tem agradado a ativistas que defenderam a criação do parque, com exceções para alguns aspectos, como a arquibancada de concreto (que, até 2020, era prevista como de madeira plástica) e os bancos do mesmo material.

A programação do espaço, uma possível ocupação máxima e outras informações foram solicitadas à gestão Ricardo Nunes (MDB), mas não foram respondidas até as 20 horas de ontem. Nenhum representante da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente se pronunciou sobre o tema.

O boulevard que ligaria o espaço à Praça Roosevelt (pela Rua Gravataí) não saiu do papel até o momento, embora tenha sido anunciado como parte do acordo de implementação com as construtoras que detinham os terrenos. Em fevereiro de 2020, a Prefeitura informou ao Estadão que o projeto completo do espaço havia sido entregue pelas empresas.

Segundo o promotor que mediou a negociação nos últimos anos e moveu a ação civil pública contra as incorporadoras por irregularidades, Silvio Marques, o valor equivalente à instalação do boulevard (cerca de R$ 250 mil) será repassado à Prefeitura, que ficará responsável pela criação.

Os custos do Parque Augusta foram de cerca de R$ 11 milhões, de acordo com a Prefeitura, pagos pelas duas construtoras. Em troca, ambas ganharam créditos para erguer prédios acima do limite mínimo em outras áreas da cidade sem a necessidade de pagar taxa adicional. A entrega das obras foi adiada em 2020 e ao longo de 2021. Entre os motivos estão a pandemia da covid-19 e a determinação de prospecção arqueológica no local, no qual foram encontrados caminhos centenários (acrescentados ao projeto do parque) e artefatos diversos (como pedaços de louça, por exemplo).

História

Segundo levantamento da Prefeitura, um decreto municipal de 1973 determinou a proteção do bosque e ocupação máxima de 25% do total do terreno. Em 1989, a área foi declarada patrimônio ambiental em um novo decreto, estadual. Já em 2002 a instalação do Parque Augusta foi determinada no Plano Diretor, reconhecimento que ganhou uma lei própria um ano depois.

Após o fechamento das escolas que existiam no local, o terreno foi utilizado como estacionamento, além de abrigar atividades diversas e ter sido cogitado para empreendimentos habitacionais e comerciais. Em 2018, a Prefeitura fez um acordo com as construtoras proprietárias, após mais de 20 anos de mobilização de moradores e associações do entorno.

Para o promotor Silvio Marques, a entrega é uma conquista da sociedade civil organizada. Ele recorda do trabalho gigantesco que teve no levantamento de provas e laudos ao longo dos anos. "Estamos a 22 dias praticamente para a inauguração do parque. Foi uma luta muito grande da sociedade."

Entre os idealizadores também está Célia Marcondes, da diretoria da Sociedade dos Amigos, Moradores e Empreendedores do Bairro de Cerqueira César (Sammorc). Ela conta que anda sendo procurada por interessados em realizar atividades no local, como professores e grupos de idosos. "Já mudou a região, valorizou em todos os sentidos. Está trazendo para o entorno um lazer, um local de convivência", comenta. "Que sirva de exemplo para a cidade de São Paulo, com mais espaço público para a população, para o coletivo."

A proximidade da inauguração até emociona Sérgio Carrera, um dos fundadores do coletivo Aliados do Parque Augusta e hoje integrante do conselho gestor do local. Quando começou a se mobilizar pela causa, há 20 dias, muito ouviu que não teria sucesso. "Será um grande presente. O Parque Augusta é um ícone de luta, de resistência e de preservação do verde", aponta. "A maioria das pessoas falava que era loucura."

Mudança de nome

O espaço deverá ser inaugurado com um novo nome. A mudança para Parque Augusta-Prefeito Bruno Covas foi aprovada por maioria na Câmara Municipal em 25 de agosto, com prazo de sanção pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) até a próxima sexta-feira. A proposta está determinada no PL 299/21, de autoria coletiva de 38 vereadores (incluindo parte da oposição). A alteração foi criticada por parte dos ativistas ligados à criação do parque, que consideram o local como uma conquista coletiva. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
parque augusta