Cocheira

Stefan Mihailov vai para a Trouw Nutrition

Stefan Mihailov vai para a Trouw Nutrition

Após sete anos como presidente da americana Phibro Saúde Animal no Brasil, o veterinário Stefan Mihailov, 49 anos, deixou a empresa. Neste mês, ele passa a ocupar o mesmo cargo na Trouw Nutrition, subsidiária da holandesa Nutreco, de nutrição animal, empresa presente em 35 países e que fatura cerca de € 6 bilhões por ano. A contratação de Mihailov foi rápida e uma surpresa no mercado. Até o final do ano passado era dada como certa a promoção ao cargo do agrônomo André Luiz Junqueira Franco, 47 anos, para ocupar o lugar de Luciano Roppa, 69 anos, presidente da Trouw que está se aposentando.

Safra 2017/2018
Selic na cena

1132

Uma batalha vem sendo travada entre a equipe econômica do governo Michel Temer e os técnicos do Ministério da Agricultura. O pomo da discórdia é a taxa básica de juros do crédito rural para o Plano Safra 2017/2018. O Banco Central e os ministérios da Fazenda e do Planejamento defendem que ela seja indexada pela taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), que orienta títulos federais. Já o Mapa prefere que a taxa permaneça fixa, como ocorre desde 1996.

OMC
A guerra do subsídio

116

O Brasil e os Estados Unidos devem acirrar posições em mais uma batalha no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), desta vez envolvendo o trigo, um cereal no qual o País é extremamente dependente de importações. Os americanos, interessados em vender trigo ao Brasil, estão se articulando para pressionar o governo a não mais utilizar duas ferramentas de ajuda aos produtores: o Prêmio para Escoamento da Produção (PEP) e o de equalização (Pepro). Os Estados Unidos consideram subsídios o dois instrumentos financeiros.

Café
Mais um brasileiro na OIC

114

Depois intensas articulações, o embaixador Hermano Telles Ribeiro, que representa o Brasil  junto a organismos internacionais sediados em Londres, conseguiu emplacar mais um brasileiro na presidência da Organização Internacional do Café (OIC).  José Dauster Sette, 61 anos, é o novo presidente da entidade, no lugar de outro brasileiro, Robério Silva, que estava em seu segundo mandato na OIC e faleceu em dezembro passado. Sette tem uma longa experiência em gestão administrativa e financeira, além de ter muito conhecimento do setor cafeeiro. Nos últimos anos, ele era o diretor executivo do ICAC (Comitê Consultivo Internacional de Algodão, na sigla em inglês).

Saúde Animal
Vallée agora é MSD

112

Em março, a MSD Saúde Animal, que pertence à farmacêutica americana Merck, concluiu a compra da brasileira Vallée, por US$ 400 milhões, iniciada em julho de 2016. Para o cargo de gerente geral da Vallée, que trabalhará separadamente da nave mãe, foi trazido de volta ao Brasil o executivo Delair Bolis, então líder de Negócios Globais de Avicultura da MSD, nos EUA.