Notícias

Stratégie Grains eleva projeção para safra 2019/20 de trigo na Europa

Londres, 15 – A consultoria francesa Stratégie Grains elevou nesta quinta-feira, 15, em 1,6%, ou 2,3 milhões de toneladas, sua estimativa para a produção de trigo da União Europeia na safra 2019/20, de 140,6 milhões de toneladas para 142,9 milhões de toneladas. Na comparação com a safra 2018/19, a projeção representa aumento de 12%.

A consultoria disse que as lavouras de trigo do bloco não foram afetadas pela onda de calor extremo que atingiu o Leste Europeu e a Europa Central no fim de junho.

Segundo a Stratégie, maior produção na França e no Reino Unido ajudaram a compensar a menor colheita em países do sudeste do bloco.

Para a Stratégie, a União Europeia terá uma robusta safra de trigo e o recuo nos preços do cereal ajudará a tornar o produto mais competitivo nos mercados internacionais. “Essa competitividade precisará se consolidar daqui para frente, mas os preços já completaram grande parte da tarefa necessária para reduzir o potencial excedente da UE”, disse a Stratégie.

A consultoria avalia ainda que a maior competitividade europeia no trigo pode diminuir a demanda externa pelo cereal russo e ucraniano.

A previsão para a safra europeia de milho em 2019/20 também foi elevada, de 62,7 milhões de toneladas para 63,2 milhões de toneladas.

Se confirmado o volume, a produção de milho deve ser a segunda maior já vista na UE. A consultoria prevê também que a UE produza 60,5 milhões de toneladas de cevada. Fonte: Dow Jones Newswires.