Notícias

Suportes fiscal e monetário seguem necessários para manter recuperação, diz BCE

Para a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, apoio monetário e fiscal conjuntos ainda são necessários para a economia da zona do euro seguir em expansão no futuro próximo, segundo ela afirmou durante painel organizado pela Escola de Altos Estudos Comerciais de Paris e pela Liga Europeia para Cooperação Econômica nesta quinta-feira.

Ainda que a recuperação econômica do bloco esteja em ritmo “mais acelerado que o esperado há seis meses”, Lagarde argumentou que o BCE não pode repetir os “erros do passado” e manter as condições financeiras favoráveis, à medida que empresas na zona do euro começam a reinvestir capital, e não apenas recuperar a liquidez perdida durante a crise do coronavírus.

Para o fiscal, Lagarde diz que o apoio deve deixar de ser generalizado, para tornar-se mais direcionado a setores específicos da economia.

A banqueira central ainda alertou que, apesar do bloco monetário ter retomado o nível de crescimento do período anterior à pandemia, a trajetória de crescimento esperada à época não foi retomada.

Os suportes econômicos também seguirão necessários, segundo ela, para atingir os objetivos de longo prazo da UE, como a planejada transição verde e tecnológica. “Transição verde é imperativa e ditará onde dinheiro será gasto”, afirmou a presidente do BCE.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?