Notícias

Sustentabilidade: chinesa Cofco International assina empréstimo de US$ 2,1 bi

São Paulo, 17 – A Cofco International, plataforma de negócios de agricultura no exterior da maior empresa de alimentos e agricultura da China, anunciou nesta quarta-feira, 17, a assinatura de um acordo com um consórcio de 20 bancos para um empréstimo vinculado a metas de sustentabilidade no valor de US$ 2,1 bilhões como principal mecanismo de financiamento da empresa.

É o maior empréstimo vinculado a sustentabilidade para um trader de produtos agrícolas, informa a empresa, em comunicado.

As taxas de juros estão ligadas ao desempenho de sustentabilidade da empresa. Entre as metas definidas estão: melhoria anual do desempenho ambiental, social e de governança (ESG), avaliado pela Sustainalytics, um fornecedor líder de pesquisas e classificações de ESG, e; aumento da rastreabilidade de produtos agrícolas, com foco na soja de origem direta no Brasil, avaliada anualmente por um inspetor independente.

A rastreabilidade da origem é um pré-requisito para o desenvolvimento de cadeias de fornecimento mais sustentáveis.

Se a empresa alcançar as metas acordadas, a redução das taxas de juros correspondente será investida em melhorias adicionais do desempenho ao longo da cadeia de fornecimento, saúde e segurança, ambiente, comunidades e padrões defendidos.

O presidente da Cofco International, Johnny Chi, disse no comunicado que, “como empresa internacional em rápido crescimento do setor do agronegócio, atender à crescente demanda por alimentos de forma sustentável é fundamental para o nosso propósito”.

ING, BBVA e o Rabobank atuaram como coordenadores de sustentabilidade e o ABN AMRO como coordenador e representante do financiamento.