São Paulo, 3 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) retomou segunda-feira, 2, as inspeções dos estoques públicos, as quais se estenderão até o dia 13 de abril, nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Tocantins. Conforme a Conab, esta é a segunda etapa de uma programação de nove fiscalizações anuais, sendo que a próxima ocorrerá de 7 a 18 de maio.

A inspeção vai atingir 74 armazéns públicos e da iniciativa privada, instalados nesses Estados e que mantêm sob guarda cerca de 1 milhão de toneladas de produtos diversos e itens de propriedade do governo federal.

Estão no lista de produtores a serem inspecionados: arroz, fubá, feijão, café, milho, trigo e sacarias do Contrato de Opção e de Aquisição do Governo Federal (AGF). Além desses, também farão parte da ação os produtos beneficiados e manufaturados de cestas básicas, que estão estocados sobretudo em instalações nas capitais.

A equipe é formada por técnicos especializados em fiscalização que vão avaliar as condições de conservação, o volume depositado para guarda, a estrutura do armazém e outras medidas obrigatórias de inspeção da Conab.

Na etapa anterior, realizada no mês de fevereiro nos Estados da BA, DF, GO, MT, PR, RS e SC, ocorreram 123 toneladas de perdas. Foram cerca de 29 t da Bahia e 95 t de Goiás. Segundo os técnicos da área de fiscalização, a ocorrência é um processo previsível, tratando-se de um efeito natural típico da armazenagem.