São Paulo, 16 – Pequenos criadores de animais, beneficiários do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), serão inspecionados pelos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em relação ao tamanho e o tipo de plantel e se correspondem aos dados que foram informados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). Os técnicos avaliarão também se o milho comprado pelos criadores está realmente sendo destinado à alimentação dos animais, conforme as regras estabelecidas, informa a Conab.

As fiscalizações prosseguem até o dia 8 de junho. Entre 14 a 18 deste mês, as vistorias ocorrerão no Maranhão, Sergipe e Ceará (primeira parte).

Em seguida, de 21 de maio a 1º de junho, será a vez de Roraima e Piauí. Finalmente, entre 28 de maio a 8 de junho, será a segunda parte das vistorias no Ceará.

A Conab informa que neste ano já foram vistoriados 175 criadores nos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins, além do Distrito Federal.

Outra fiscalização iniciada nesta semana pela Conab é a do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Esta é a segunda etapa da ação que ocorre até o dia 25 deste mês em quatro Estados: Goiás, Paraná, Rio Grande do Norte e Espírito Santo. Em seguida, será a vez de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Tocantins. O PAA já foi vistoriado em Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

Os técnicos verificam, nesta operação, se a entrega dos produtos às entidades recebedoras ocorreu de maneira regular, nas condições previstas e nos locais determinados, como escolas e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).