São Paulo, 1 – A ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, foi eleita, na manhã desta quarta-feira, 1º de setembro, presidente da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), pelos próximos dois anos. A eleição ocorreu antes da abertura da 21ª Conferência dos Ministros de Agricultura das Américas, em San José da Costa Rica, em encontro virtual, que teve a participação do presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado Quesada.

A presidente da JIA representa os 34 países membros do IICA e apoia o cumprimento dos acordos em coordenação com o diretor-geral do IICA, Manuel Otero, como por exemplo na Cúpula dos Sistemas Alimentares, convocada pela ONU para o fim de setembro, e para o qual o IICA tem um importante papel mobilizador das Américas, a primeira região a definir e manifestar posicionamento comum.

+ Tereza Cristina alerta para crise hídrica, mas garante abastecimento de alimentos

A ministra entregará a presidência na 22ª JIA, em 2023.

A JIA é a instância máxima de governança do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que integra o sistema interamericano de organismos internacionais, como a OEA.