Geral

Tereza Cristina: fortalecimento de cooperativas é uma das prioridades da pasta

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Hoje 71% dos estabelecimentos rurais de produtores associados a cooperativas são agricultores familiares (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

São Paulo, 23 – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o fortalecimento das cooperativas agropecuárias é uma das prioridades da pasta e do Plano Safra. “Hoje 71% dos estabelecimentos rurais de produtores associados a cooperativas são agricultores familiares e metade da produção agropecuária passa pelas cooperativas do setor”, afirmou Tereza Cristina, durante evento online de lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo 2021, realizado nesta quinta-feira (22) pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Tereza Cristina mencionou que na safra 2020/21 a pasta aprimorou programas voltados ao setor cooperativo, como o Prodecoop e Procap Agro, de investimentos, mas disse estar ciente de “que é possível fazer”. De acordo com a ministra, o ministério continuará buscando dar apoio ao segmento, por meio do aumento de recursos para tais programas, assim como para o Pronamp (dirigido aos médios produtores) e ABC+, de estímulo a práticas ambientalmente corretas.

+ Plano Safra: Contag entrega propostas dos trabalhadores rurais a Tereza Cristina

A ministra mencionou, ainda, a demanda crescente, dentro e fora do País, por alimentos que venham de processos produtivos sustentáveis, inclusive em pequenas propriedades. “O cooperativismo será importante para disseminação de práticas de baixo carbono entre os pequenos agricultores”, afirmou.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?