Notícias

Traders questionam se China vai comprar mais produtos agrícolas dos EUA

Chicago, 21 – Alguns traders estão céticos quanto à possibilidade de a China aumentar suas compras de produtos agrícolas norte-americanos, apesar de o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, ter dito que o país asiático pode comprar até 40% mais no futuro próximo. Essas compras adicionais são parte de um acordo entre EUA e China para evitar a imposição de tarifas pelos dois países.

As exportações norte-americanas de soja diminuíram recentemente após uma safra recorde no Brasil, que levou importadores chineses a redirecionar suas compras para a América do Sul. Um acordo não vai contrabalançar essas forças sazonais do mercado, disse Ken Morrison, do Morrison on the Markets. “Com a exceção de milho, carne bovina e carne suína, setores em que o comércio dos EUA com a China é pequeno em termos absolutos, não é realista sugerir que o comércio agrícola dos EUA vai crescer substancialmente este ano”, afirmou.

Morrison lembrou também que pouco se falou sobre as tarifas chinesas que já entraram em vigor, como a sobretaxa de 25% sobre a carne suína dos EUA. As negociações entre os dois países terão impacto limitado sobre a indústria de suínos se essa tarifa for mantida, disse. Fonte: Dow Jones Newswires.