Carreira

Unica aprova Evandro Gussi como novo presidente

Unica aprova Evandro Gussi como novo presidente

Ribeirão Preto, 13 – A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) aprovou na terça-feira, 12, em assembleia geral, a nomeação de Evandro Gussi como novo diretor-presidente. Gussi é ex-deputado federal (2015-2018), advogado, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Universidade de São Paulo, respectivamente.

“Nosso propósito é garantir bases institucionais que tragam regras claras e previsíveis ao mercado nacional e internacional. Isso é imprescindível para oferecer segurança aos investidores e, com isso, desenvolver o país e o setor”, relatou Gussi, que substitui Elizabeth Farina no comando da entidade.

Autor do projeto transformado em lei da nova política nacional dos biocombustíveis (RenovaBio), Gussi avalia que no primeiro ano de gestão o programa permanecerá como prioridade. “Nos dois últimos anos, a principal agenda da Unica foi o RenovaBio.

A entidade contribuiu tecnicamente para a criação e regulamentação do programa, que deverá entrar em vigor a partir de 2020. Temos certeza de que, uma vez implementado, trará a previsibilidade que a indústria precisa para retomar investimentos em capacidade produtiva e inovação, resgatando a competitividade do etanol no mercado doméstico.”

Outra meta, segundo a entidade, é trabalhar com o governo no combate às práticas concorrenciais de países como Índia e China contra o açúcar brasileiro.

“Os subsídios do governo indiano aos produtores locais e a salvaguarda chinesa impactaram significativamente a produção e exportação brasileiras, gerando queda nos preços da commodity no mercado e uma concorrência desleal à luz das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, informou Gussi.