São Paulo, 26 – O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou na segunda-feira, 25, assistência para apoiar residentes e produtores rurais atingidos por inundações no Estado de Iowa, no Meio-Oeste norte-americano, que causaram grande destruição.

O secretário de Agricultura do País, Sonny Perdue, afirmou que os atingidos podem procurar os serviços do departamento em suas regiões para que, em conjunto, governo e produtores identifiquem os recursos e as ferramentas necessárias para restabelecer as operações de produção agropecuária no Estado. Além disso, o governo está flexibilizando programas para os produtores.

O USDA tem programas de ajuda emergencial para produtores atingidos por desastres naturais, como empréstimos a juros mais baixos para ajudar na recuperação da produção e nas perdas físicas. O órgão também oferece programas extras adaptados às necessidades dos setores agrícolas específicos para ajudar os produtores a enfrentar os impactos financeiros e reconstruir suas operações.

As inundações foram causadas por aumento dos níveis nos rios Missouri e Mississippi. No sábado, 23, o presidente norte-americano Donald Trump reconheceu a existência de um grande desastre nos condados de Fremont, Harrison, Mills, Monona e Woodbury.