São Paulo, 22 – O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está oferecendo até US$ 1 bilhão em garantias de empréstimos para ajudar empresas rurais e agricultores a obter capital de giro durante a pandemia de covid-19, disse em comunicado o secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue. Além disso, produtores rurais que não são elegíveis para empréstimos da Agência de Serviços Agrícolas (FSA, na sigla em inglês) do USDA poderão obter financiamento de acordo com disposições incluídas na lei CARES de socorro emergencial para a crise de covid-19.

“Garantir que mais produtores rurais possam obter acesso ao capital necessário nesses tempos sem precedentes é um pilar desse compromisso”, disse Perdue.

+ Fase 1 do acordo EUA-China está intacta, diz diretor de Conselho da Casa Branca
+ Infectados por covid-19 passam de 5 milhões e EUA já têm 93,5 mil mortos 

Separadamente, a FSA anunciou que vai expandir o programa conhecido como Disaster Set-Aside (DSA), normalmente usado após desastres naturais, para incluir produtores rurais afetados pela pandemia.

De acordo com as regras do programa, agricultores que tomaram empréstimo da agência e são considerados elegíveis podem deixar de pagar a próxima parcela do empréstimo.

“A FSA reconhece que alguns clientes podem precisar dessa opção para melhorar sua situação de fluxo de caixa em resposta ao surto de covid-19”, disse o administrador da agência, Richard Fordyce.