Segundo  a Embrapa, quanto menor a interferência humana no parto de uma vaca melhor será o resultado. Isso evita o risco de causar problemas para o animal e ao bezerro. Mas em casos de partos problemáticos, o mais importante é recorrer ao serviço de um médico veterinário.

Desta maneira, o próprio pecuarista ou funcionário também evita o pior, como ocorreu em uma fazenda em no condado de Houston, no sudeste de Minnesota, nos Estados Unidos. O fazendeiro Richard Wagner, 66 anos, morreu após ser atacado por uma vaca que estava parindo o bezerro, segundo o site Post Bulletin.

No domingo, os serviços de emergência receberam uma chamada da fazenda por volta das 23h30. Quando os profissionais de saúde chegaram ao local, Wagner já estava ferido e foi levado para um hospital. O fazendeiro não resistiu aos ferimentos.

A Embrapa destaca, em artigo disponível em seu site, que é comum neste período que as pessoas envolvidas muitas vezes não tem treinamento adequado, intervêm de forma inadequada e acabam causando mais problemas no parto do animal. Por isso a decisão de chamar o Veterinário deve ser tomada o quanto antes.