São Paulo, 25 – As vendas de etanol pelos produtores da região Centro-Sul nos primeiros 15 dias de março alcançaram 1,24 bilhão de litros, dos quais 69,27 milhões de litros destinados à exportação e 1,17 bilhão de litros ao mercado interno. O levantamento é da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), divulgado nesta quinta-feira, 25.

Em relação ao volume de etanol anidro comercializado no mercado doméstico, houve um aumento de 1,85%: 390,26 milhões de litros neste ano, em comparação com 383,17 milhões de litros apurados na mesma quinzena de 2020.

+ Produção de etanol nos EUA cai 5,05% na semana, para 922 mil barris/dia
+ ANP: gasolina está mais competitiva do que o etanol em todos os Estados e no DF

Já no caso do etanol hidratado, as vendas internas totalizaram 778,59 milhões de litros nos primeiros quinze dias de março, aumento de 11,13% sobre os 700,63 milhões de litros comercializados na mesma quinzena de 2020.

O diretor Técnico da Unica, Antonio de, informa em nota que “a expectativa inicial era que a demanda por biocombustível caísse na primeira quinzena de maço por causa do acirramento das medidas de isolamento. Contudo, registramos o crescimento de 11,13% nas vendas de etanol hidratado, que pode ser em parte justificado pelo diferencial de preço favorável ao biocombustível e por um possível movimento das distribuidoras para a recomposição de estoques operacionais”.

“As medidas para conter a disseminação da covid-19 adotadas com maior rigor em vários Estados e municípios devem impactar o consumo de combustíveis na segunda metade de março. Esse movimento deve contrapor a maior participação do etanol hidratado no consumo total”, continua Rodrigues.

Segundo ele, “independentemente do cenário de consumo, o volume de etanol em estoque nas usinas é suficiente para acomodar qualquer variação na demanda entre anidro, hidratado e gasolina para o fim da safra 2020/2021 e início da safra 2021/2022”, concluiu.