A pandemia do novo coronavírus provocou uma queda nas vendas ou serviços comercializados em 46,8% das empresas em funcionamento no País na primeira quinzena de julho. Os dados são da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, que integram as Estatísticas Experimentais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda nas vendas foi mais sentida entre as pequenas empresas, alcançando 46,9% das companhias desse porte. Entre as empresas intermediárias, 40,7% relataram perdas, enquanto 31,9% das companhias de grande porte registraram essa queixa.

Por outro lado, 26,1% das empresas em atividades afirmaram que a covid-19 aumentou as vendas, outras 26,9% disseram que o efeito negativo sobre as vendas foi pequeno ou inexistente.

Entre as grandes empresas, 37,6% relataram efeito pequeno ou inexistente sobre as vendas de produtos e serviços em função da pandemia.

A percepção de redução nas vendas foi sinalizada por 45,8% das empresas do setor de Serviços; 31,9% das companhias da Construção; 51,6% do Comércio; e 40,8% de Indústria.

O porcentual de empresas com redução nas vendas foi de 54,5% no Comércio Varejista, 48,1% nos Serviços profissionais, administrativos e complementares e 47,7% nos Serviços prestados às famílias.