Você já parou para pensar de onde vêm os alimentos que você come? Com certeza, esta seria uma missão um tanto complicada, ainda mais nos dias de hoje, quando a globalização faz com que produtos cultivados em certas regiões sejam consumidos a milhares de quilômetros de distância. Segundo um estudo recente feito pelas empresas transportadoras dos Estados Unidos, os alimentos viajam em média 5,4 mil quilômetros do campo até a mesa do consumidor final. E é justamente isso que vem preocupando muitos pequenos produtores norteamericanos, que, após serem praticamente engolidos pela concorrência internacional, decidiram reagir e criar o movimento “Eat Local”.

A campanha visa a conscientizar os consumidores da importância de comprar alimentos produzidos localmente. Segundo eles, o simples ato de privilegiar os produtos cultivados em suas regiões ajuda a desenvolver a economia local, gerar empregos, sem deixar de lado a qualidade e os preços baixos. A lógica é simples: com os pomares mais próximos dos pontos-de-venda, os alimentos chegam mais rápido, mais frescos, com um frete mais barato e, principalmente, sem atravessadores. Tudo isso pode gerar uma economia de até 90% no preço dos alimentos. Uma vantagem e tanto.

Se o Eat Local soa como novidade nos Estados Unidos, no Brasil esta prática é comum há muito tempo. Uma das maiores redes varejistas do País, o Carrefour já investe nos produtores locais há mais de 20 anos e não abre mão da prática. “A extensão territorial do Brasil torna praticamente inviável a distribuição centralizada da maioria dos alimentos perecíveis que comercializamos, como queijos, frios, massas, peixes, hortifrutigranjeiros, iogurtes, carnes de aves e bovinos. Por isso, decidimos trabalhar com fornecedores locais”, afirma Orlando Bertelli Junior, diretor de desenvolvimentos de vendas de perecíveis do Carrefour.

Ainda segundo Bertelli, ações como esta fazem com que a empresa se aproxime dos consumidores, conheça melhor seus costumes e ofereça produtos que façam parte das culturas regionais. “Não menos importante é a participação efetiva do Carrefour no desenvolvimento da economia e dos negócios nos locais e regiões onde estamos presentes”, completa o executivo.

EAT LOCAL!

Cinco bons motivos para privilegiar os produtos cultivados em sua região

1 Qualidade – produtos produzidos regionalmente chegam ao consumidor final mais rápido e, conseqüentemente, em melhores condições

2 Preço – por reduzir o número de atravessadores e economizar no transporte, o preço final dos alimentos acaba sendo até 90% mais baixo que o dos produtos importados

3 Economia – comprando um alimento produzido localmente, você ajuda a desenvolver a economia de sua região

4 Social – privilegiando os produtos regionais, o consumidor estimula a geração de novos empregos nas zonas rurais

5 Nacionalismo – ao comprar alimentos de produtores brasileiros, o dinheiro fica no Brasil, aumentando o PIB