São Paulo, 7 – A fabricante suíça de chocolates Barry Callebaut, maior processadora de cacau do mundo, informou nesta quarta-feira que seu volume de vendas somou 2,035 milhão de toneladas no acumulado do ano fiscal 2017/18, encerrado em 31 de agosto. O volume representa alta de 6,3% ante o acumulado do ano fiscal anterior. Segundo a companhia, o resultado é “significativamente acima da taxa de crescimento da confeitaria global de chocolate de 1,8%”.

O crescimento do volume de vendas foi impulsionado pela participação de todas as divisões da companhia. No segmento de produtos gourmet e especiais as vendas cresceram 7,8% e no segmento de cacau subiram 3,9% para 455.649 toneladas, em comparação com o ano fiscal anterior.

A receita de vendas ficou estável em 6,948 bilhões de francos suíços (US$ 6,9675 bilhões), com leve variação positiva de 0,1%, na comparação anual e incremento de 2,1% em moeda local. Segundo a companhia, o resultado reflete os preços mais baixos de matérias-primas, que são repassados para os clientes.

No período, o Ebit (lucro antes de juros e imposto de renda) aumentou 21,2% em moeda local para 554 milhões de francos suíços (US$ 555,7 milhões). De acordo com a empresa a alta foi apoiada por todas as regiões e grupos de produtos. Já o lucro líquido cresceu 31%, em moeda local, para 357,4 milhões de francos suíços (US$ 358,5 milhões).

Na região Europa, Oriente Médio e África, as vendas aumentaram 6,8%, para 925.144 toneladas. Nas Américas, o volume de vendas aumentou 6% no acumulado do ano fiscal, para 549.287 toneladas. Na região Ásia-Pacífico, as vendas totalizaram 105.777 toneladas, alta de 16,2%.

“A execução consistente de nossa estratégia de crescimento inteligente permitiu que todas as nossas regiões e grupos de produtos contribuíssem para o incremento nos principais indicadores, reafirmando a nossa orientação a médio prazo”, disse Antoine de Saint-Affrique, CEO da Barry Callebaut. Após a divulgação dos resultados financeiros, as ações da companhia registraram alta de 3,2%.